15 de fev. de 2015

Heráclito

(Heráclito de Éfeso (535 a.C. – 475 a.C.)

Há vinte e cinco séculos as palavras de Heráclito de Éfeso vêm provocando contínuas reflexões. Foi um nobre que não quis reinar, em plena Grécia não apreciava a política. Por suas frases densas e concisas era considerado o Obscuro. À luz do pensamento contemporâneo foi nomeado o Luminoso. Seus aforismos são poderosos e belos, um Pensador numa época em que nem existia o conceito filosofia. O conceito de Heráclito que mais me seduz é o dos opostos. Os opostos que coincidem, da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo. São como versões diferentes de uma mesma coisa, criando dois lados em um uno, revezando-se.

Berenice 2007



Algumas sentenças de Heráclito o Luminoso:

"O deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome; varia como o fogo que ateado a especiarias é chamado conforme o perfume destas"

"Os homens são deuses mortais e os deuses, homens imortais; viver é-lhes morte e morrer é-lhes vida".

"Todas as coisas são uma troca do fogo, e o fogo, uma troca de todas as coisas.”"Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado. Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo. É na mudança que as coisas acham repouso."